sábado, 14 de junho de 2014

Consultório Literário - "Não gostei e agora?"

Li recentemente o livro ***** ** ****, mas não gostei. O problema é que parece que toda a gente gostou menos eu. O que faço? Digo a verdade correndo o risco de ser gozada e colocada de lado? Ou minto apenas para que me integrar? Ajude-me por favor.

Leitor(a) Anónimo(a)


Caro(a) Leitor(a) Anónimo(a)

A todos nós já nos aconteceu não gostar de pelo menos um livro nas nossa vidas, mas o seu problema o livro e o facto de não ter gostado dele, mas sim a reacção dos seus pares. Compreendo que a aprovação deles seja importante, mas lembre-se que cada pessoa é um conjunto de experiências que produzem uma ser humano único. Os seus gostos e interpretações da leitura desse livro, ou de qualquer outro para o efeito serão sempre diferentes das dos seus colegas, por muito que até pareçam iguais. Seja verdadeiro(a) consigo mesmo(a) e diga a verdade, pode até custar, mas assim não terá de andar sempre a mentir e como efeito colateral terá o bónus de distinguir os bons amigos dos que nem merecem um olá.
Lembre-se também que estamos sempre a crescer em quanto seres humanos, a aprender com as experiências do dia-a-dia. E que nem sempre estamos preparados para ler certos livros naquele momento. Quem sabe se um dia não volta a ler esse livro e gosta?



Podem enviar as vossas questões e dilemas para o e-mail no canto superior direito deste blog que cá estarei para vós responder na medida do possível.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Consultório Literário

Começa aqui uma nova rubrica: o Consultório Literário! O que se pretende é responder a duvidas que todos nós já tivemos (e temos) sobre livros, escritores, editoras, etc, de modo simples e directa e claro que a ajuda dos leitores deste blog será imprescindível, pois as perguntas serão vossas.

Podem fazer chegar as vossas perguntas através dos comentários ou do e-mail do Senhor Luvas que podem encontrar no canto superior direito.

Espero pelas vossas questão, mas amanhã já cá poderão encontrar a primeira.