domingo, 4 de maio de 2014

Ficção Científica - Uma (possivel) Iniciação

Aconselhar um livro ou livros a alguém é sempre um acto de alguma intimidade. Deve-se conhecer a pessoa minimamente, saber se lê muito ou pouco, qual o género que mais lê, etc, etc. Por esta razão não vejo esta  minha empresa como conselhos seja para quem for, mas mais como uma chamada de atenção para um género muito mal visto, mas que contém no seu seio verdadeiras pérolas.

Como todas as listas também esta será pontuada pela (possível) controvérsia devido as escolhas que fiz. As escolhas que serão apresentadas são condicionadas ao (muito) pouco que o mercado editorial Português publica, às minhas leituras e claro à minha visão do que serão boas obras de entrada na FC. Outros "entraves" devem-se ao facto de a FC ser um género com muitos sub-géneros e como não quero transformar esta lista em algo sem fim irei cingir-me ao "essencial", embora e novamente seja discutível o que é essencial ou não.

Para ser mais fácil de consultar irei dividir esta minha lista por tópicos com uma pequena introdução em cada, a saber: Os Clássicos, Os Ilustres Desconhecidos, Não sabia que era FC e Os Portugueses também escrevem FC e da boa!!! Assim e começando amanhã com a periodicidade de um post por semana irei começar a publicar estas listas.

9 comentários:

  1. Vou seguir esta tua lista com muito interesse e curiosidade. E de facto um post por semana, vem mesmo a calhar até à Feira do Livro (ui ui) :D (depois mando-te a conta ).
    Já tenho seguido alguns conselhos teus, pelo que quero ver o que vem aí :)

    Beijinhos e venha essa lista :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante

      Nem tinha pensado na Feira do Livro de Lisboa, mas acaba por combinar bem, lá isso é verdade ;)

      Espero que gostes dos conselhos e que te faça progredir na descoberta da (boa) FC que existe.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Olá Marco
    Para mim vai ser uma grande valia. Eu sou daquelas que diz que não gosta de FC. Mas a bem dizer, desconheço muito este tipo de literatura.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa

      A maior parte de quem diz não gostar de FC é como dizes "Não li, mas também não gosto".
      Espero que algum livro te chame a atenção e te leve a iniciar a leitura de bons livros de FC.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Ois Marco,

    Muito curioso por ver o que a i vem e faço minhas as palavras da amiga Caminhante, depois mando-te a conta eheheh

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha

      Espero que essa curiosidade se traduza em boas leituras ;)

      Quanto à conta pudesse eu amigo...

      Um abraço

      Eliminar
  4. Já activei o anão espião que vigia estas coisas nas internetes. :D

    ResponderEliminar
  5. Olá Marco,

    como tinha dito, vou acompanhar estas tuas listas. Assim fico a conhecer boas obras boas de FC.

    Beijinhos

    ResponderEliminar