quinta-feira, 17 de outubro de 2013

As Luvas Brancas do Nobel da Literatura

Agora que o histerismo sobre quem seria o laureado com o prémio Nobel da Literatura 2013 terminou e quando o pó já começou a assentar (e nos dias que correm tal é cada vez mais rápido) é chegada a altura de fazer um pequeno exercício  sobre o significado da atribuição deste prémio.

O Nobel deste ano de 2013 foi atribuído à Canadiana Alice Munro. A sua carreira literária está assente nesse género narrativo tão desprezado nos nossos dias que é o conto. O comité do Nobel disse e passo a citar: The Nobel Prize in Literature 2013 was awarded to Alice Munto "master of the contemporary short story" (O Prémio Nobel da Literatura de 2013 foi atribuido a Alice Munro "mestre do conto contemporâneo").

Ora para mim isto foi uma bofetada de luva branca ao mundo editorial, onde cada vez mais para um livro ter sucesso tem de ter pelo menos mil paginas, quilo e meio e claro ser parte de pelo menos uma trilogia (embora se fizer parte de uma saga de pelo menos sete volumes será bem melhor, alias quantos mais melhor).

O Conto tem sido (muito) menosprezado. Muitos autores estreantes perdem bastante porque querem logo escrever o seu "calhamaço" esquecendo (ou nunca sabendo) que o conto é uma "escola" que muito ensina. 

Espero que a atribuição deste Prémio Nobel também sirva para chamar a atenção para estes factos.