segunda-feira, 8 de abril de 2013

Opinião - Z de Manuel Alves


Z foi a minha porta de entra para os Mundos do Manuel Alves.

O conto narra a história de uma adolescente que foi criado geneticamente e que faz parte de um conjunto de 26 que receberam como nomes as letras do alfabeto, Z é o último, quer na letra que lhe dá o nome quer no facto de ser literalmente o último que ainda está vivo, ou quase... O cenário é uma instalação onde Z é educado e onde pretendem tirar partido das suas capacidades (bem) acima da média, mas Z tem outros planos...

A temática não é nova, nem a história traz propriamente novidades, mas Manuel Alves consegue sobressair-se pela narrativa, com uma escrita limpa e que desliza sem se prender, passando pela maneira como constrói as personagens, ao sentido de humor tudo contribui para que fiquemos presos à história. Embora existam alguns problemas de coerência  lógica e/ou lacunas de informação, que o próprio autor  reconhece, sendo a justificação para elas, o limite de palavras (este conto participou numa Antologia e portanto não se pôde alongar como queria) e que outras explicações precisam de mais texto, pessoalmente não achei que estes problemas me tivessem impedido de apreciar a historia, mas tenho de reconhecer que outras pessoas "encravam" com isso.

Embora funcione bem como uma história fechada o autor já afirmou que pretende escrever uma "versão" mais longa em três partes (poderão encontrar aqui um "cheirinho"), e se for tão boa como o conto (já com os problemas resolvidos, claro) então podemos estar na presença de, quem sabe, um futuro clássico da FC nacional, mas não vamos colocar a "carroça à frente dos bois" e esperar para ver...

Este conto (também) faz parte da Antologia de Ficção Científica do Fantasporto organizada pelo Rogério Ribeiro e editado pela editora Asa na colecção 1001 Mundos.




Este conto pode ser encontrado no site Smashwords em Português neste link: Z de Manuel Alves ou em Inglês neste Z by Manuel Alves

6 comentários:

  1. Ois Marco,

    Começo a ficar cada vez mais curioso, pena a falta de tempo para lermos tudo o que queriamos :(

    ai só da argonauta são imensos os livros de FC que gostava de ler :)

    Abraço e boa sorte ao escritor ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha.

      O escritor agradece os votos de boa sorte (porque não basta ser bom :D).
      E , mesmo que te falte tempo para leres todos os livros que queres, que nunca te faltem bons livros para leres no tempo que tiveres. :)

      Eliminar
    2. Olá Manuel Alves,

      Livros não faltam se são bons só lendo, mas vou tratar de arranjar maneira de ler o que publicaste em leitura conjunta mas não deverá ser este, mas sim "A Invenção do Conto de Fadas", pois pelo que percebo este conto é pequeno.

      Abraço :)

      Eliminar
    3. Olá, Fiacha.

      Eu escrevo em géneros literários diferentes e a escolha da primeira leitura, e segunda, e terceira, fica obviamente ao critério de cada leitor, segundo as suas preferências. Se leres "A invenção de um conto de fadas", gostaria de saber a tua opinião. :)

      Eliminar
  2. Olá amigo Corvo, como eu compreendo a falta de tempo e o "excesso" de livro (com se isso fosse possivel!), mas este é um conto pequeno, tem apenas 23 paginas e lêem-se muito bem, quando deres por isso já acabou e então já podes dizer que queres mais pois o conto foi pequeno ;)

    Vai lá e descarrega, vai por mim ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Como combinado ficará a próxima leitura conjunta algo que sugerires do escritor a fazer no cantinho, fiquei curioso ;)

      Abraço

      Eliminar