terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O Prestígio de Christopher Priest

Capa da edição especial (autografada pelo autor) e da 2.º edição

Esta é a historia de dois mágicos, Alfred Borden e Rupert Angier, da rivalidade de ambos e das consequências que ela irá ter nos seus descendentes. Além de uma historia magnificamente contada o outro aspecto que me cativou foi a forma como o autor optou por narrar a historia. Ao invés de uma narrativa temporalmente linear somos presenteados com "viagens" entre e os finais do século XIX princípios do século XX, onde se passa toda a acção dos dois mágicos e os nosso dias. Novamente o autor surpreende ao mostrar primeiro o ponto de vista de um,  Alfred Borden e só depois do outro, Rupert Angier, intercalando com "visitas" dos seus descendentes, seguindo a "cartilha" de um truque de ilusionismo, onde nem tudo o que parece é.
A visão que temos de ambos é narrada  através dos diários de ambos dado-nos assim uma perspectiva mais intima, mas não necessariamente mais esclarecida, e que nos irá prender até ao fim e será apenas no final, mesmo no final, que tudo será desvendado.

É um livro que agradará aos apreciadores de Ficção Cientifica (com uma temática quase Electropunk), aos de romances históricos, aos fãs de suspense, enfim um livro com potencial para agradar a um vasto publico, então porque não teve mais sucesso, mesmo com um filme a "ajudar"? É uma boa pergunta e se souberam a respostas por favor digam-me.

É um livro que à partida poderá não parece "necessitar" de ajuda, pois teve direito a uma segunda edição, mas a verdade é que pouco o vi nas prateleiras e mesmo nos blog's e redes sociais não foi muito falado, mas bem o merece.




A Capa da 1.º edição e do filme a que serviu de base

O livro teve direito a uma adaptação ao cinema realizada por Christopher Nolan, o mesmo de "Memento", "O Cavaleiro da Trevas" ou ainda "A Origem". Em Portugal teve como titulo "O Terceiro Passo", que embora esteja perfeitamente enquadrado na temática tendo já um titulo tão bom não se percebe porque fazem "coisas" destas e fosse caso único...
O filme é bom, realmente bom, mas o livro (que li posteriormente) é ainda melhor, é bem melhor, e eu adoro o trabalho do Noan, mas ao lado do livro fica algo pálido, e acho que melhor elogio não consigo fazer.

Mais informações sobre o autor aqui, sobre os livros aqui e aqui (e aproveitem que está a um excelente  preço) e podem ainda consultar mais algumas opiniões no Forum Bang aqui.


Titulo - O Prestígio
Autor - Christopher Priest
Editora - Saída de Emergência
Colecção - Bang
Tradutor - Isabel C. Penteado


2 comentários:

  1. Olá Marco,

    Tenho à imenso tempo este livro para ler e nunca tinha tido a ideia de estarmos na presença de um livro tão "rico" e com tanta qualidade.

    Gostei de ler o teu comentário e logo que poder tentarei tal como tens feito divulgar os bons livros que são publicados e que passam ao lado de muita gente, eu incluído ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É realmente uma magnifico livro, muito bom mesmo, mais uma vez é pena que tenha passado despercebido, mas é impossível, mesmo estando atento ler tudo o que sai, mesmo se conseguíssemos saber o que é "bom e mau".

    Obriga pelo elogio ;)

    ResponderEliminar