quinta-feira, 28 de junho de 2012

Opinião - A Lâmina de Joe Abercromie




A Lâmina de Joe Abercromie era um livro que já andava na minha lista à algum tempo, já tinha ouvido falar bem dele antes mesmo de ser publicado em Português, e então depois de ter visto as reacções positivas de algumas pessoas que sei partilharem gostos similares aos meus, não hesitei em recomenda-lo para o clube de leitura Bertrand, e assim foi, alias é hoje! Se puderem não faltem.

As minha expectativas eram altas, e começando pelo fim devo dizer que gostei.
Ao contrario do que o texto da contra-capa nos poderá fazer pensar não nos cingimos às perspectivas de Logen Novededos, Jezal dan Luthar e Gloktar, mas também acompanhamos outras personagens bem interessantes, como por exemplo os (ex)companheiros de Logem Novededos.
A estrutura da história deste livro não foge ao que é habitual neste sub género da Fantasia, com a união voluntária, ou não, de um conjunto de personagens dispares e que partem num demanda para combater um qualquer Mal mais ou menos conhecido. Já no que toca as personagens e suas personalidades não temos o clássico "preto e branco", com Bons contra Maus, mas personagens com profundidade, com virtudes e defeitos, um bom exemplo é Gloktar, outrora o maior espadachim da União, agora um aleijado que mal consegue manter-se  em pé, e que não gosta lá muito de Jezal dan Luthar, que por sua vez... bem acho que já perceberam.
Pese embora a falta de originalidade da história em si, o autor soube "temperar" a historia com um bom equilibro entre humor e drama, acção e suspense. Devorei as paginas como à muito não fazia, quando dava por isso tinha lido mais de 100 páginas. Está "facilidade" na leitura do livro deve-se à escrita muito fluída do autor, e claro tenho a certeza que a boa tradução do Renato Carreira terá também ajudado muito. Apesar de ter gostado devo dizer que no final fiquei com impressão que tinha acabo de ler um prólogo de 600 páginas, e que poderia ter sido ou condensado, dispensado, ou, melhor ainda, guardado como uma futura prequela.
Aos leitores mais "verdes" nas lides da Fantasia irão certamente apreciar este livro, já os leitores mais "maduros" é difícil dizer. Se é certo que a história em si não acrescenta nada de novo ao género, a escrita do autor pode, e é, uma mais valida que eu apreciei muito.
Ficou a curiosidade e a vontade de acompanhar as aventuras destas personagens, na sua demanda no próximo livro desta saga: "A Forca".





domingo, 10 de junho de 2012

Uma visita à Feira do Livro do Porto - 2012

Pelo segundo ano tive o prazer de visitar a Feira do Livro do Porto. Já no ano passado lá tinha estado, mas por "acidente", o mesmo será dizer que foi sem querer. Este ano também teve a sua historia. Estive para ir no dia 2 (Sábado) porque havia uma reunião do Forum Bang, mas o tempo estava "manhoso" e adiei a viagem. No dia 7 (Quinta-feira, mas feirado) estava lá o Pedro Ventura, autor dos livros "Goor" e com de quem eu gostava de ter uns autógrafos, mas o tempo estava na mesmo. Ainda estive para lá ir ontem dia 9 (Sábado), estiveram lá o Filipe Faria (Cronica de Allaryia), a Sandra Carvalho (A Saga das Pedra Mágicas) e o Rafael Loureiro (Trilogia Nocturnus), mas acontece que neste meio tempo o autor Pedro Guilherme-Moreira comentou o meu texto A Manhã do Mundo ou o Preconceito na Ficção Cientifica e eu sabendo que ele lá estaria hoje optei por lá ir hoje e falar em pessoa com ele. Ora a conversa não podia ter corrido melhor, muito simpático e conversador foi com prazer que falamos, e até se lembrava do meu nome, eu fico assim surpreendido porque sou uma desgraça com nomes. Foram "dois dedos" de conversa agradáveis que tiveram o bónus de autografo muito personalizado, e pelo qual eu lhe agradeço, mas ainda me apresentou à sua editora, nem mais nem menos que a Maria Rosário Pedreira, e mais "dois dedos" de conversa muito agradáveis também. Se sabia que ela lá iria estar tinha levado ou livro infantil, mas com uma excelente historia, para ela me o autografar. E claro abasteci-me de "alguns" livros...

Enfim uma tarde bem passada e que me deu ainda mais vontade de querer interagir com alguns dos nossos grandes escritores, e que dos que conheço pessoalmente só posso falar muito bem.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Morreu o Mestre - Ray Bradbury 1920 -2012



Também eu junto a minha voz ao coro dos que lamentam a morte de Ray Bradbury. Nestas alturas é sempre difícil saber o que dizer. Ainda no mês de Março na revistas Bang 12  João Lameiras recordava o mestre na perspectiva, não só da sua paixão pelos comics, mas também pelas adaptações da sua obra em BD numa artigo intitulado "O Homem Ilustrado: Ray Bradbury em BD". Foi ai que tomei consciencia de que o meu primeiro contacto com o Mestre foi a adaptação para BD do conto "Vem para a minha cave" na revista Selecções BD (2.ª serie), mais recentemente descobri o Mestre através dos contos, contos como "Um Som de Trovão", "Virão Chuvas Mansas" ou "Aquele que espera".

Não falarei (muito) da sua obra, ainda só este ano li um dos seus clássicos "Fahrenheit 451"  e ainda tenho muito que ler, mas isto posso eu afirmar: do que li vale bem a pena, é um auto dotado como existem poucos. As suas obras conseguiram a proeza de ultrapassar as fronteiras da FC e tornar-se Literatura Mundial, para apreciadores de FC ou não, porque as suas obras são sobre a Humanidade, os nossos defeitos e virtudes, as nossas forças e fraquezas, sobre o que é ser Humano, mesmo que não estejamos lá...
A sua morte é triste, mas ele será sempre recordado, pois em todos nós existe um Montag, e talvez, mas apenas talvez, a sua morte tenha o condão de aguçar a curiosidade de leitores por esse mundo fora e eles irão descobrir o quanto Ray Bradbury é genial, irão procurar e descobrir mais, e um dia, inspirados pelo que leram, escreverão o primeiro capitulo de uma nova era de FC. Eu que sou um optimistas bem o sei, mas quem sabe.

Resta dizer que a melhor forma de o honrar e recordar é ler as suas magnificas obras, pena é que essas mesmas obras quase não existam no mercado Português, fica a chamada de atenção aos editores deste País.
Portanto leiam e deliciem-se, e depois (ou mesmos antes) peçam mais, se faz favor.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Silêncio que se vai ler um Livro

Podemos, genericamente, dividir os leitores em dois grupos: os que gostam de ouvir musica enquanto lêem e os que preferem o silêncio, eu ,definitivamente, pertenço a este ultimo grupo. Não é que não consiga ler se houver barulho (com e sem aspas), mas o silêncio permite-me mergulhar no que leio com muito mais facilidade. Consigo ler com "ruído de fundo" a maioria do livros, embora existam alguns que são difíceis pelo nível de concentração que exigem, no meu caso são, por exemplo, os do José Saramago.  Claro que hoje em dia é muito difícil ler em total silêncio, muitos de nós lê nos transportes, no consultório, enquanto esperamos em alguma fila para isto ou para aquilo, enfim onde podemos e ao fim de algum tempo lá ganhamos uma espécie de imunidade. Mas sempre que posso, e consigo, aproveito para ler algumas páginas no mais absoluto silêncio e sonhar que estou ali ao lado do Herói a lutar e a sofrer, mas de repente lá vem um barulho que me trás de volta à Realidade, e olho à volta com um misto de surpresa e confusão e perguntado-me onde estou?

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Terceiro Clube de Leitura Bertrand do Fantástico Coimbra - Epílogo



Esta terceira edição do Clube de Leitura Bertrand Fantástico de Coimbra foi um pouco atípica. Decorreu no Parque Verde da cidade integrado na Feira do Livro. Infelizmente, e tal como no mês passado, éramos apenas três. Trocamos o auditório, mas palco será uma palavra mais correcta, por uma mesa com o rio Mondego como paisagem, e num ambiente (bem) mais informal demos inicio à conversa. Como será evidente o ponto de partida foi o livro escolhido, Deuses Americanos de Neil Gaiman, e íamos percorrendo um longo circulo, acabando novamente no ponto de partida, apenas para partir novamente, numa conversa fluída e agradável.
Apesar de apreciar o ambiente gostava que mais pessoas se juntassem a nós, porque mais pessoas são mais ideias e opiniões. Fica a esperança que no próximo dia 28 de Junho, as 19:30 e já no nosso poiso habitual, o auditório da Bertrand do Dolce Vita, vá encontrar caras novas. Resta dizer que o livro escolhido foi A Lâmina de Joe Abercrombie.