segunda-feira, 4 de junho de 2012

Silêncio que se vai ler um Livro

Podemos, genericamente, dividir os leitores em dois grupos: os que gostam de ouvir musica enquanto lêem e os que preferem o silêncio, eu ,definitivamente, pertenço a este ultimo grupo. Não é que não consiga ler se houver barulho (com e sem aspas), mas o silêncio permite-me mergulhar no que leio com muito mais facilidade. Consigo ler com "ruído de fundo" a maioria do livros, embora existam alguns que são difíceis pelo nível de concentração que exigem, no meu caso são, por exemplo, os do José Saramago.  Claro que hoje em dia é muito difícil ler em total silêncio, muitos de nós lê nos transportes, no consultório, enquanto esperamos em alguma fila para isto ou para aquilo, enfim onde podemos e ao fim de algum tempo lá ganhamos uma espécie de imunidade. Mas sempre que posso, e consigo, aproveito para ler algumas páginas no mais absoluto silêncio e sonhar que estou ali ao lado do Herói a lutar e a sofrer, mas de repente lá vem um barulho que me trás de volta à Realidade, e olho à volta com um misto de surpresa e confusão e perguntado-me onde estou?

Sem comentários:

Enviar um comentário