terça-feira, 22 de maio de 2012

A coisa mais importante

Durante a feira do livro de Lisboa de 2010 o autor da trilogia A Dança de Pedra do CamaleãoRicardo Pinto veio apresentar o ultimo e muito aguardado volume dessa saga O Terceiro Deus.



 Na altura ele foi "apanhado" pela RTP a quem deu uma entrevista ao bloco noticiário das 22h do RTP2. Entre outras perguntas o jornalista perguntou-lhe se ele iria continuar a escrever Fantasia,ele diz que sim, mas que não iria regressar aquele, mundo, o inevitável porquê não se fez esperar, e a resposta do Ricardo Pinto também não, "porque é completo, o que acontece neste livro é a única coisa que acontece nesse mundo que é a coisa mais importante entre o passado e o futuro e no futuro não há nada e no passado as coisa forma sempre a mesma coisa e por isso isto é a historia que está nesse mundo não há outra historia".
Podemos argumentar que tal como a nossa historia existem muitos episódios dignos de ser contados, mas a percebo onde o Ricardo Pinto quer chegar. Acrescentar outros episódios à historia daquele mundo iria fazer as delicias de muitos leitores, eu incluído, mas também iria destruir o que nós imaginamos do seu passado e futuro. Assim ficamos com a mais importante Historia daquele mundo, aquela que o definiu.

Podem ver a entrevista no site da editora aqui ou no site do autor aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário