quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Opinião – Aliança das Trevas de Anne Bishop



Depois da magnífica trilogia das Jóias Negras, e subsequentes títulos passados no mesmo Universo: Jóia Perdida, Teias de Sonho e Anel Oculto, eis que regresso, a este Mundo que já tantos e bons momentos me proporcionou.
A história situa-se dois anos após o final de A Rainha das Trevas, ultimo livro da Trilogia. Vamos encontrar o Reino de Terreille devastado e sem uma Rainha capaz de reinar. A solução passa por pedir uma “emprestada” ao reino de Kaeleer, mas tal vai exigir que Theran vá “cobrar” um favor a Daemon Sadi e acho que para quem já conhece esta personagem mais palavras serão desnecessárias...
De um modo geral gostei do livro, apreciei a sua simplicidade, mas é aqui que reside também a sua maior fraqueza, pois muitos estarão à espera das mesma torrente de emoções que os outros traziam consigo. Este é mais um romance com alguma intriga à mistura e alguns laivos de Fantasia.
Adorei as “cenas” que envolveram Lucivar, é impossível não apreciar aquele humor dele.
Pela negativa tenho a apontar a história dentro da história da descida de Saetan ao Reino Distorcido. Gostei, mas neste livro pareceu-me completamente despropositada e deslocada. Tinha sido preferível a autora ter escrito um conto onde tivesse explorado esta história de modo mais completo.

Morno será um bom adjectivo para classificar este livro. Para os Fãs de Anne Bishop e deste Universo em especifico será uma boa maneira de matar saudades e ficar a conhecer um pouco mais dele, mas para os outros, aqueles que pegaram neste livro “sem querer” não sei se os entusiasmará o suficiente para continuar a apostar neste mundo, para esses o meu conselho é comecem pelo principio e vão ler a trilogia das Jóias Negras.